5 Camisetas da Nasa e A História Por Trás do Famoso Logo

Você gosta de olhar as estrelas no céu?

Ou gosta de filmes que falam do espaço como Star Wars, Apolo 13 e Interestelar?

Então, está no lugar certo. Vamos contar a história do logo da Nasa e as melhores camisetas da Vandal com esse símbolo tão histórico e emblemático para quem se identifica com a exploração espacial.

Camiseta com a estampa do logo da Nasa
https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-tkb:-nasa

1 – Camiseta NASA logo clássico

Até o início da década de 1970, os padrões de design entre as agências e instituições do governo dos EUA quase não inexistiam. O primeiro logotipo oficial da NASA foi determinado por uma competição de design entre os funcionários da agência em 1959 – uma década inteira antes de Armstrong sair da escada e entrar na superfície da lua. A entrada vencedora veio do funcionário chamado James Modarelli e incorporou um planeta, estrelas, uma asa de divisa (um conceito revolucionário na época) e uma espaçonave em órbita – uma ilustração que mais tarde ficou conhecida como o logotipo “Almôndega”, por lembrar no formato e na cor o alimento árabe.

A insígnia era cheia de significado, mas, em última análise, era um mashup de metáforas visuais e, embora representasse os objetivos da agência, estava longe de ser ideal. Era difícil de reproduzir e quase impossível imprimir com precisão, devido às limitações da tecnologia de impressão da época. Em 1971, depois que o design de identidade corporativa demonstrou ter uma função importante no mundo dos negócios modernos, o Presidente Nixon instruiu os chefes de todos os departamentos e agências federais a limpar seus padrões de design. Foi uma iniciativa que ficou conhecida como o programa Federal Design Improvement. Como todas as outras agências governamentais, a NASA estava atrasada para uma revisão do projeto. Mas a tarefa era única – um desafio de design “de outro mundo”. Afinal, como alguém começa a criar uma identidade para uma instituição construída com base no conceito de explorar o desconhecido, com a possibilidade de encontrar formas de vida extraterrestres?

No design “almôndega”, a esfera representa um planeta, as estrelas representam o espaço, a viga vermelha é uma asa que representa a aeronáutica (o mais recente design em asas hipersônicas na época em que o logotipo foi desenvolvido) e, em seguida, uma espaçonave em órbita ao redor da asa.

Conhecida oficialmente como insígnia, o logotipo redondo da NASA não era chamado de “almôndega” até 1975. Foi quando a NASA decidiu que um logotipo mais moderno estava em ordem.

Camiseta com a estampa do logo antigo da Nasa
https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-nasa-36

Richard Danne e Bruce Blackburn foram contratados para substituir a complexa almôndega por uma interpretação modernista despojada, na qual até o golpe dos A’s foi removido. Durante a primeira apresentação do projeto, o sistema proposto foi recebido com alguma resistência.

Danne se lembra do administrador da NASA, Dr. James Fletcher, e do vice-administrador, Dr. George Low, tendo a seguinte troca:

Fletcher – “Simplesmente não me sinto confortável com essas cartas, algo está faltando”.
Low -“Bem, sim, o traço cruzado desapareceu da letra A.”
Fletcher – “Sim, e isso me incomoda.”
Low – “Por quê?”
Fletcher – “Não acho que estamos valendo o dinheiro!”

Ainda assim, o novo programa foi aprovado e implementado.

Mas 17 anos depois, mesmo tendo conquistado o prestigiado “Award of Design Excellence” do Presidential Design Awards, a NASA descartou o design de Danne e Blackburn e reinstituiu a “almôndega”.

Olha só essas releituras que foram feitas na Vandal:

Camiseta com a estampa do logo da Nasa num mashup escrito não tô fazendo nada
https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-nada-1
Camiseta com a estampa do logo da Nasa num mashup escrito vaza I need my space
https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-vaza-30
Camiseta com a estampa do logo da Nasa num mashup com a foto da nazaré
https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-nasa-35

E esse é o vídeo do mais novo projeto da Nasa que planeja levar o homem de volta para a lua: