7 Características de uma Camiseta de alta qualidade [guia completo]
Será que é ela?

Fazer uma camiseta de qualidade parece ser uma tarefa fácil num primeiro momento. É basicamente uma malha ou tecido costurado com uma linha para unir a modelagem. No entanto, existem muitos fatores que influenciam se um camiseta será de alta qualidade ou não.

1 – Origem da fibra

Tudo começa na escolha da composição do tecido ou malha que podem ser as seguintes:

A diversidade das fibras é grande.

NATURAIS

É quando as fibras são retiradas prontas da natureza. E podem origem vegetal, animal ou mineral. Como exemplo temos o algodão, coco, linho, cânhamo, juta, lã e a seda. 


Vantagens: Geralmente mais confortáveis, macias e duráveis. Pois possuem um toque agradável que deixa a pele respirar melhor.

ARTIFICIAIS

É quando as fibras vem de uma produção com o uso de polímeros naturais modificados pelo indústria. Apesar de possuírem uma origem da natureza só viram fibras se forem manipuladas. Como exemplo temos a o modal, a viscose e o acetato.

Vantagens: São muito resistentes e possuem um toque sedoso e fofo. Dificilmente amassam.

SINTÉTICAS

É quando as fibras vem do petróleo e são depois manipuladas pela indústria. Como exemplo temos o elastano, a poliamida e o poliéster.

Vantagens: São muito flexíveis e duráveis.

Sendo assim, a escolha do algodão para uma camiseta de alta qualidade acontece pelo conforto muito maior gerado através da maciez e da respiração da pele que suas fibras proporcionam. Mas em nossas camisetas cinza mescla temos 15% de poliéster para trazer uma aparência e textura diferente.

2 – Tipos de Algodão

Após escolher a fibra também temos outra variáveis para definir dentro do universo do algodão, como por exemplo a origem dele:

São muito parecidos e muito diferentes ao mesmo tempo.

EGÍPCIO

Suas fibras são brancas, finas, muito longas e possuem alta resistência. É produzido no norte da África em regiões áridas. Por sua grande suavidade e durabilidade são ideais para artigos de cama, mesa e peças íntimas.

PIMA

Também possui fibras muito longas, mas suas fibras são da cor creme. É produzido em regiões áridas do Estados Unidos e Peru. Mais utilizado na produção de tecidos finos e linhas de costura.

UPLAND OU ANUAL

Esse algodão é composto por fibras brancas com comprimento médio e extremamente macias. É cultivado no cerrado brasileiro. Se caracteriza por ser muito mais versátil e com isso, dependendo do tratamento, pode ser usado para jeans, malharia, tecidos de cama, mesa e banho além de camisaria.

RECICLADO

É desenvolvido a partir do reaproveitamento de outros tecidos de algodão. Esses tecidos são triturados e passam por um processo de estreitamento para atingir a espessura semelhante ao algodão tradicional. Se torna um tecido único com visual artesanal resultado da mistura de cores e espessuras dos diferentes tecidos.

Fibras que serão transformadas em algodão reciclado.

ORGÂNICO

É uma nova alternativa para o algodão normal. Cultivado sem o uso de qualquer produto químico gasta muito menos água em sua produção. Tem a qualidade muito similar ao Upland. É antialérgico, por isso muito recomendado em peças para bebês.

Plantação de algodão orgânico

3 – Processamento do Algodão

Para virar malha o algodão passa por um processo que pode ser:

PENTEADO

Passa por uma máquina penteadeira onde as fibras curtas e impurezas são retiradas, tornando o tecido mais limpo e resistente. Como consequência acaba tendo maior maciez, conforto, toque, durabilidade e menor encolhimento.

CARDADO

É um algodão que não passa pelo processo de tratamento na penteadeira. Então, fica mais cru com fibras curtas e maior propensão à formação de bolinhas e irregularidades.

4 – Número do Fio

Existe também um número ideal do tamanho dos fios dependendo da finalidade da roupa que será feita:

Fio 30.1 penteado

FIOS 24.1, 26.1 E 28.1

Quanto menor a numeração do fio, mais grosso e de menor qualidade. Possuem um encolhimento maior e são encontrados nas malhas cardadas. Usado mais em uniformes e roupas que necessitam de extrema resistência e durabilidade.

FIO 30.1

Ideal para produção de camisetas premium de alta qualidade. Possui o equilíbrio perfeito com a espessura ideal para trazer conforto e maciez, ao mesmo tempo que traz resistência e durabilidade. Seu encolhimento é mínimo.

FIOS 40.1 E 50.1

Apesar da ótima qualidade, torna a malha mais fina e transparente. Muito usados em lingerie ou roupas de cama.

5 – Tratamentos Especiais

Ainda pode ser feito um tratamento especial para melhorar ainda mais a maciez e diminuir o encolhimento da malha:

ESTONADO

É um processo de lavagem onde se utiliza pedras pomes para desgastar a malha ou tecido e proporcionar uma aparência diferente. Fica um aspecto desbotado, porém com toque macio e maleável.

Camiseta estonada

SAND WASH

É um processo inovador feito exclusivamente pela Pettenati. A malha passa por uma exclusiva lavagem com jato de areia, e por um acabamento especial e delicado. Fazendo com que a malha fique com toque muito agradável lembrando um pouco até um veludo.

CERAMIC MICRO WASH

Também é um processo inovador feito exclusivamente pela Pettenati. A micro lavagem com cerâmica é usada somente no fio 40.1 pois ela é um pouco mais forte e precisa de uma malha mais forte e resistente. Mas traz um acabamento e toque parecido com a Sand Wash.

6 – Modelagem

Aqui o importante são os detalhes para trazer conforto e durabilidade para a camiseta.

Modelagens que usamos na Vandal

ALTURA

Gostamos de camisetas mais compridas para não mostrar o “cofrinho” quando você se agachar e também não aparecer a barriga quando você levanta os braços.

LARGURA

Descobrimos que existe a largura ideal. Tanto para não ficar apertada e como também não ficar larga demais parecendo um saco de batatas.

GOLA

É muito importante que a gola não seja muito grossa para que ela não fiquei desbeiçada com o tempo. Além disso gostamos de golas mais abertas para gerar conforto na hora de vestir e usar a camiseta.

Gola na medida e na tensão ideal

MANGA

O tamanho da manga que acreditamos ser o perfeito é um pouco abaixo da metade do antebraço.

7 – Costura

Mesmo com toda evolução tecnológica para a costura ser bem feita é muito importante a experiência e sabedoria de quem está operando a máquina. O acabamento precisa ser feito com todo cuidado para ficar perfeito.

GOLA

O principal é que ela seja costurada sob tensão para não desbeiçar com o tempo.

Acabamentos impecáveis das nossas camisetas

BAINHA

Realizar o corte e a costura no lugar certo para não deixar nenhuma sobra de tecido ou fio solto.

Bainha perfeita e sem sobras

APARA SUOR

Muito importante para dar um acabamento mais bonito e resistente na costura que vai de um ombro ao outro.

Apara suor

EMBAIXO DO BRAÇO

É o local que mais descostura em uma camiseta, então precisa ser feito com muito cuidado para que isso não aconteça. O segredo é não deixar nenhum fio sobrando.

Acabamento embaixo do braço, o famoso sovaco, das nossas camisetas

Espero que tenha gostado e agora entenda melhor os detalhes na hora de escolher uma camiseta de alta qualidade.

Clique aqui para comprar camisetas de alta qualidade lisa

Clique aqui para comprar camisetas de alta qualidade com estampa