8 Camisetas com Estampas para Lutar contra o Racismo e a Homofobia

Se você também sabe que o racismo e a homofobia devem acabar, continue por aqui porque temos muito o que falar.

O racismo é um sistema político ou doutrina que discrimina socialmente uma raça por julgá-la inferior às outras.

Atualmente, no Brasil, o racismo é crime e está previsto na lei de número 7.716/1989, sem fiança e prescrição: quem for racista pode ser condenado, mesmo anos depois do crime.

Para a Vandal, o racismo também não passa batido e essas camisetas estão aqui para provar isso.

Já a homofobia que também agora é crime é o comportamento de alguém que nutre sentimentos de medo, aversão e ódio contra quem não é hétero.

A Anistia Internacional passou a considerar qualquer discriminação contra homossexuais como violação ao direito humano, em 1991.

Aqui estão 8 camisetas com estampa para lutar contra o racismo, homofobia e qualquer outro preconceito.

1 – No place for

Se você também é completamente contra o racismo, sexismo e homofobia, vai se identificar com essa camiseta.

Nela, temos a frase: “No place for homophobia, racism, sexism, hate”. Que significa: “Não há lugar para homofobia, racismo, sexismo, ódio”.

Já que não falamos antes, vai ser bacana informar também sobre o que é sexismo…

Uma pessoa sexista discrimina e objetifica alguém apenas porque ela tem determinada orientação sexual ou gênero.

Esta camiseta foi feita especialmente para quem acredita que esse tipo de atitude não deve ser aceita e que, quando todos se aceitarem, o mundo será melhor.

2 – Discrimination

Para quem não só acredita no que estamos falando aqui, mas é um verdadeiro militante dessa causa contra racismo, homofobia e sexismo, criamos uma camiseta estampada especial.

Ela tem os dizeres: “Fuck Homophobia, Fuck Racism, Fuck Sexism, Fuck Hate. No place for discrimination”. Essa legenda aí você já deve ter percebido o que significa.

Esta camiseta com o nome Discrimination visa conscientizar sobre a problemática dessa palavra.

A discriminação é quando alguém diferencia ou distingue outras pessoas, sendo preconceituosa contra um indivíduo ou grupo.

Se quer conferir melhor a estampa da brusinha militante, é só clicar aqui.

3 – Why be racist, sexist, homophobic…

Alguma vez você já parou para se perguntar: “o que passa na cabeça daquela pessoa?”

Eis um meme que vira realidade, mas não queremos saber o que passa na mente de quem resolve descriminar alguém apenas por ser diferente.

Aqui vai uma reflexão da Vandal para todos nós: “Why be racist, sexist, homophobic or transphobic when you could just be quiet?”

Traduzindo para o Português: “Por que ser racista, sexista, homofóbico ou transfóbico quando você pode apenas ficar calado?”

Se você conhece alguém assim, pode presentear com essa camisa para ver se a pessoa se toca.

4 – Censure o seu preconceito

É difícil dizer ao pé da letra o que é censurar, mas a tia da Vandal vai tentar explicar um pouco do que significa.

Alguns dos sinônimos de censurar são: repreender, reprimir, desaprovar ou discordar. Censurar é uma forma de restringir a liberdade e conhecimento.

Enquanto muita gente tenta censurar os casais gays porque fizeram uma escolha diferente do que se considera ‘padrão’ (oi?), eles devem mesmo é censurar o preconceito.

Quer saber mais dessa camiseta e mandar aquela #indireta básica? É só clicar aqui.

5 – Racismo velado 4

Você já ouviu a música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” de O Rappa? Recomendamos fortemente.

A música retrata a história que a sociedade sempre parece acreditar e reproduzir: que todo negro é bandido – mas é claro que a música é uma crítica e reprova isso, assim como nós.

Essa frase, que inspirou o nome da música e a estampa da camiseta, significa que todos os camburões estão com algum negro e isso mostra o nível do racismo que estamos vivendo.

A proposta da camiseta é instigar e fazer com que reflitam sobre o preconceito e racismo que as pessoas têm atualmente contra negros e homossexuais.

Esta música mostra um pouco da realidade de alguém que é negro ou mora em uma comunidade.

Quer ver mais sobre a estampa dessa camiseta? Confira aqui!

6 – Não vai ter golpe

Polêmica e reflexiva, a camisa não vai ter golpe tem como estampa uma frase emblemática: “A casa grande surta quando a senzala aprende a ler”.

Aqui não estamos falando só sobre racismo e preconceito contra homossexuais, sexismo, mas também contra as classes sociais mais baixas.

A maioria das pessoas que está no poder não quer que os mais pobres tenham conhecimento, já que a sabedoria é uma arma bem poderosa.

Sabendo da real condição, as classes menos favorecidas entendem que algo deve mudar e começam a cobrar essas mudanças.

E aí, já gostou da camiseta? Então, confira a estampa aqui.

7 – Por que o preconceito?

Para você que gostou muito do item 3, mas que não curte muito camisas com frases em inglês, resolvemos fazer uma versão com a estampa em português.

Quando alguém não tem algo de bom para falar, é melhor mesmo que fique calado.

No caso dessa camiseta, a ideia não é mandar uma indireta, é mais como uma mensagem bem direta mesmo.

Com a camisa, você já pode mostrar aos amigos / colegas que o preconceito não leva a nada e que, se for para distribuir ódio gratuito, já pode ficar quietinho que é melhor.

Quer conhecer essa estampa revolucionária da Vandal? Clique aqui e veja.

8 – Fogo nos racistas

Entrando para a nossa lista de músicas contra o racismo, temos a “Fogo nos racistas”, de Djonga, que se tornou um verdadeiro símbolo da luta.

E esse hino só aconteceu por causa de uma situação revoltante que aconteceu há uns tempos. Você chegou a ver o vídeo? Vamos falar rapidinho sobre ele.

Nesse vídeo, duas meninas, em uma lanchonete do Rio de Janeiro, humilharam um funcionário que limpava o chão, apenas por ser negro.

Foi uma situação horrível e que mostra como essa situação pode ser constrangedora para quem vive todos os dias com pessoas que discriminam dessa maneira.

Mas, além disso, também vimos pessoas que apoiaram o jovem e que foram contra o racismo e preconceito (que é o que sempre pregamos por aqui).

Quer conferir essa estampa? Veja aqui.

Para ver mais estampas contra os preconceitos clique aqui

Se você nos acompanha por aqui e também deseja criar uma estampa sobre o racismo do jeito que deseja, pode enviar um e-mail para: estagiario@vandal.com.br ou um whatsapp no número 021970721034.