A camiseta com estampa dos Ramones e sua versões

Talvez um dos designs mais populares de estampa de camiseta do mundo seja esse. Mas porquê?

Os Ramones são uma das bandas mais influentes de todos os tempos, dando à luz para o gênero inteiro da música punk. Mais de 40 anos desde sua estréia em 1976, os Ramones continuam ícones musicais, e o logotipo da banda é um dos mais reconhecidos já criados. Aqui estão 10 fatos impressionantes sobre a história desse logo dos Ramones.

1. O homem que criou o logotipo foi o “quinto” Ramone

Arturo Vega, o homem que criou o icônico logotipo dos Ramones, foi amplamente considerado o “quinto” Ramone. Ele foi o diretor criativo da banda, arquivista e foi responsável por criar o selo e a camiseta que impulsionaram a imagem dos Ramones em seus primeiros anos. Vega também era um confidente próximo do grupo, deixando Joey e Dee Dee morando com ele antes que a banda tivesse gravado seu primeiro álbum.

2. Os Ramones venderam mais camisas do que álbuns

A lendária camiseta clássica dos Ramones, na verdade, foi a principal fonte de renda da banda por vários anos e, no geral, eles venderam mais camisas do que álbuns. O selo Ramones continua como um pedaço da história viva, transcendendo a cultura musical e se tornando icônico em todo o mundo.

3. A melhor banda americana

Quem diria que a origem da inspiração veio de algo tão careta?!

Vega viu o grupo como a melhor banda americana, então decidiu usar o selo presidencial dos EUA como base para o logotipo oficial dos Ramones. Esse projeto resistiu ao teste do tempo, criado pela primeira vez em 1976 e ainda se fortalecendo mais de quatro décadas depois.

4. “Bata no pirralho” com um taco de beisebol

A águia segura um taco de beisebol em uma de suas garras. Isso pretendia simbolizar o amor de Johnny Ramones pelo beisebol, substituindo as flechas tradicionalmente seguradas pela águia. Foi também uma peça da faixa Beat On The Brat.

5. Tão americano quanto a torta de maçã

A outra garra da águia, que mantém um ramo de oliveira como uma oferta de paz no selo presidencial, está segurando um galho de macieira. Isso está relacionado à crença de Vega de que os Ramones eram “tão americanos quanto a torta de maçã”.

6. “Hey Ho, Let’s Go!”

A faixa no bico da águia diz “Hey Ho, Let’s Go”, que são as letras famosas do primeiro single da banda, “Blitzkrieg Bop”. Vega inicialmente teve a idéia de usar o texto “Look out below”, mas decidiu vá com a letra agora icônica.

7. Capturando o som dos Ramones

O logotipo dos Ramones está cheio de imagens e, embora Vega tenha removido as flechas das garras da águia, ele ainda as incluía como uma maneira de representar o som “agressivo” da banda. Em vez do desenho da estrela acima da cabeça da águia, as setas estão batendo para fora.

8. Substituindo o escudo vermelho, branco e azul

O escudo vermelho, branco e azul no centro do selo presidencial também foi substituído por Vega. O uso de pontas de flecha foi outra maneira de simbolizar o som punk nervoso que os Ramones criaram.

9. Os membros fundadores

Embora Vega possa ter sido o “quinto” Ramone, o detalhe final do selo foi a inclusão dos nomes dos quatro membros fundadores. Dee Dee, Tommy, Johnny e Joey – os Ramones originais – tiveram seus nomes incluídos no selo. O logotipo atualizaria esses nomes à medida que as mudanças de formação ocorressem ao longo dos anos, mas os nomes dos membros fundadores originais são o toque final no logotipo mundialmente famoso.

10. A estréia do logotipo

O logotipo do selo dos Ramones fazia parte da banda desde o início. O selo apareceu na parte de trás do álbum de estréia auto-intitulado dos Ramones e faz parte da identidade da banda desde então.

Veja e compre aqui camisetas com o design dos Ramones