7 Camisetas Com Os Memes da Gretchen

Você sabe quem é a Gretchen?

Gosta de memes e camisetas? Então você vai adorar esse post!

Sem dúvidas você já deve ter visto alguns memes da Gretchen passando pelas suas redes sociais ou até mesmo nos grupos de WhatsApp. Afinal de contas, Gretchen se tornou a rainha da internet por conta deles, com direito a prêmio e tudo em 2017, o Digital Awards.

Quando se trata de memes, o Brasil literalmente domina a internet. E dentre os de maior sucesso estão os memes da Gretchen.

Caso você ainda não entenda muito bem o que é um meme, não se preocupe. Este post te conta tudo o que você precisa saber sobre essas piadas que circulam o tempo todo pelas redes. Além disso, aqui você confere por que os memes brasileiros ganharam tanto espaço a ponto de chamar a atenção de grandes celebridades de vários países.

E, claro, você ainda vai encontrar uma lista com os melhores memes da Gretchen que valem para diferentes momentos da sua vida. Está esperando o que? Continue lendo!

Como surgiram os memes da Gretchen?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a paixão dos brasileiros pelos memes, é hora de descobrir de onde começaram a surgir os memes da Gretchen. No próximo tópico, você ainda vai encontrar alguns dos mais engraçados para você usar e compartilhar em cada momento da sua vida.


Fonte: Pinterest

O sucesso de Gretchen começou entre os anos 1970 e 1980, quando as suas aparições na televisão e o seu rebolado a fizeram receber o título de Rainha do Bumbum. Ao longo da sua carreira, ela foi cantora, estrela pornô, candidata política e participante de reality show, chegando ao posto de rainha dos memes da internet brasileira em 2017.

Além de todos os seus trabalhos, a personalidade de Gretchen também contribui para que ela seja uma figura sempre presente na cultura pop do Brasil. Tanto que muitos jovens que hoje curtem os memes da Gretchen nem chegaram a ter contato com a carreira dela durante a década de 1980.

1 – Rainha Maravilhosa

https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-gretchen-1

Porém, isso não afeta a conexão que a geração jovem possui com Gretchen. Ela é uma pessoa espontânea, extrovertida e verdadeira. E é isso que os jovens gostam de ver! Os brasileiros passaram a conhecer mais a fundo a personalidade de Gretchen por conta de suas participações em reality shows.

Ela participou dos programas Troca de Família, A Fazenda, Power Couple Brasil, Duelo de Mães e Bancando o Chef. Ainda, teve até seu próprio reality show, chamado Os Gretchen, que retratava a convivência da família.

No entanto, foi principalmente depois da sua participação em A Fazenda, em 2012, que suas expressões, reações e atitudes chamaram a atenção do público. Foi assim que diversos memes da Gretchen começaram a se espalhar pela internet e nunca mais pararam. Até algumas falas dela no programa passaram a ser usadas pelos jovens para representar situações da vida.

Os GIFs e os famosos memes da Gretchen chamaram a atenção até mesmo de celebridades internacionais, como Nicki Minaj e Katy Perry. Esse alcance dos memes na cultura americana rendeu o convite de Katy Perry para Gretchen participar de seu videoclipe,Swish Swish. Afinal, a cantora percebeu que o público delas no Brasil é basicamente o mesmo.

2 – Gratidão ❤

https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-gretchen-9

Tanto que os primeiros memes da Gretchen foram usados para falar da disputa entre as divas pop. Mas hoje os assuntos são bem diversificados e você encontra memes da Gretchen usados para falar sobre absolutamente qualquer assunto que você possa imaginar.


Gretchen no clipe de Swish Swish da cantora Katy Perry.

Memes da Gretchen para cada momento da vida

Buscando um crush

Como anda o seu perfil no Tinder? Querendo brilhar no amor assim como a Gretchen na internet? Para aqueles períodos em que você está em busca de um novo crush, uma imagem do perfil da Gretchen no aplicativo pode te ajudar a entrar no clima.

3 – God Save the Queen

https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-god-save-the-gretchen#

Em vez da rainha do império britânico, que tal usar um “God Save the Queen” para a nossa rainha brasileira? Por conta do título adquirido por ela, memes da Gretchen com a expressão ganharam espaço nas redes.

4 – Não julgo, só avalio

Nada melhor do que ter a expressão de Gretchen naquelas horas em que a gente pensa “não julgo, só avalio”.

5 – Foda-se

https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-gretchen:-foda-se

Não é sempre que a gente precisa se importar com tudo, não é mesmo? Dependendo da situação, é preciso realmente ligar o botão de “foda-se”. Um dos melhoresmemes da Gretchen é ela com as pernas abertas pra cima com um arco-íris com a palavra “foda-se” estampada nele.

6 – I hate you… but I love you… but I hate you

No português, a frase quer dizer “eu te odeio… mas eu te amo… mas eu te odeio”. Perfeita para quando se está naquele dilema do amor e ódio com alguém. A frase virou meme no mundo inteiro. E, claro, a nossa rainha não poderia ter ficado de fora dessa. Se você não conhece, vejaaqui.

7 – Always seducing

https://www.vandal.com.br/camisetas/estampa-sedu%C3%87%C3%83o

Para aqueles dias em que você está se sentindo super sedutor(a), um meme da Gretchen com a frase “sempre seduzindo” é perfeito para mostrar para aquela pessoa quais são as suas intenções.

Os memes da Gretchen no New York Times

No ano passado, o jornal The New York Times resolver fazer uma análise sobre o comportamento de usuários de internet do Brasil, México, Índia, Itália e Estados Unidos. Esse estudo foi feito com base nos GIFs e memes mais populares nesses países.

Entre os brasileiros, os memes da Gretchen apareceram como os mais usados pelos internautas. Tanto que, além de relembrar o seu título de rainha do bumbum, o jornal considerou Gretchen uma “meme queen”, rainha dos memes.

O objetivo dessa análise era descobrir quais são os memes mais usados pelos usuários nas redes sociais para expressar emoções como tristeza, amor, entusiasmo, raiva, entre outros. O que ficou bem claro foi que os memes da Gretchen são usados para os mais variados tipos de emoção.

Um deles que ficou bastante popular é um GIF em que Gretchen bate palme durante uma discussão com outra pessoa em um dos reality shows dos quais participou. Ele a colocou no primeiro posto da lista de memes usados pelos brasileiros para expressar raiva. Afinal, a imagem é ótima!

Twitter Oficial da Gretchen

Instagram Oficial da Gretchen

Você sabe o que é um meme?

Embora o termo meme esteja associado diretamente com o universo da internet, fique sabendo que ele não surgiu recentemente, mas muito antes do que você imagina. De acordo com Gabriela Lunardi, estudante do QUT Digital Media Research Centre, na Austrália, o termo foi usado pela primeira vez em 1976.

Ele teria sido usado pelo biólogo Richard Dawkins em sua teoria para se referir à transferência de ideias de um indivíduo para o outro por meio da repetição. Mas algumas pessoas também afirmam que a palavra meme tenha sido usada em 1998 por Joshua Schachter, um dos criadores do site Memepool.com.

Portanto, mesmo antes da febre das redes sociais, a ideia dos memes já existia há bastante tempo. E a ideia, desde o começo, era a mesma: a de espalhar conteúdos entre as pessoas. Já na era da internet, isso é o que chamamos hoje de conteúdos virais, que por um motivo ou outro caem no gosto de inúmeros usuários.

Sendo assim, os memes nada mais são do que piadas que fazem sucesso por fazer as pessoas se identificarem com elas de alguma forma. Por isso, elas passam a ser fortemente divulgadas pelos usuários de uma rede e até usadas no lugar de comentários e reações aos mais variados tipos de situações.

Os brasileiros e os memes

Antes de falar sobre os memes da Gretchen, vale a pena contextualizar o sucesso quase inexplicável dos memes no Brasil. Para isso, vamos voltar ao surgimento da internet em terras brasileiras, que se deu no final da década de 1980.

Naquela época as pessoas não tinham computadores com acesso à internet como acontece hoje. Essa nova tecnologia era usada apenas pelo governo e para a realização de pesquisas. Foi apenas durante os anos 1990 que o seu uso começou, de fato, a se popularizar.


Os brasileiros já chegaram a ‘arrumar briga’ na internet com portugueses sobre a autoria de um meme.

Já em relação à cultura de memes, mesmo quem pesquisa sobre assunto diz que é difícil dizer quando ela começou. Isso porque não há um registro sobre a criação do primeiro meme no Brasil, quando o termo começou a ser usado pelos brasileiros ou algo do tipo.

Além disso, mesmo antes do surgimento das redes sociais e da cultura de memes, a internet já contava com várias piadas em formato de imagens, vídeos ou frases que eram compartilhadas por aí. Tanto que era bastante comum navegar pela rede e se deparar com bordões de novelas e programas de televisão polêmicos.

Mas, afinal, de onde veio essa paixão dos brasileiros pela cultura de memes? Isso talvez possa ser explicado pelos nossos próprios traços culturais. Por natureza, os brasileiros estão sempre carregados de bom humor, mesmo diante dos problemas e das situações mais complicadas.

Tanto que até mesmo as tragédias que acontecem no país acabam rendendo vários memes, o que mostra o nosso costume de “rir para não chorar”. Ou seja, ainda que coisas ruins aconteçam, o brasileiro tenta sempre lidar com bom humor. Se não fosse isso, os memes não se tornariam tão famosos assim.

Apesar de a cultura de memes existir em outros países, no Brasil o fluxo diário de memes na internet é muito mais intenso, sem contar que somos o quarto país com o maior número de usuários. E com tanta gente com o senso de humor parecido e que se identifica com as piadas, os memes vão longe, ganhando proporções inacreditáveis.

Portanto, o bom humor e a prática de tirar sarro das desgraças do nosso país são características que sempre estiveram presentes em nossa cultura. A única diferença é que ela foi transferida para o universo da internet.